Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Fator de Estímulo ao Crescimento da Advocacia Corporativa Brasileira

O crescimento da advocacia corporativa brasileira sofre um significativo impulso sempre que ocorre a abertura de capital em bolsa de valores das empresas brasileiras, pois uma companhia de capital aberto exige a criação e a profissionalização da área jurídica da empresa, a fim de proporcionar aos acionistas uma clara política de gestão de riscos jurídicos e Compliance da atividade da companhia.

A afirmação acima se deve ao fato de que o modelo de gestão do departamento jurídico exerce impacto direto sobre os resultados da companhia e, conseqüentemente, sobre o investimento dos acionistas. Por exemplo: de que adianta a empresa buscar a velocidade de entrega de produtos, se o departamento jurídico atrasa o aconselhamento técnico-jurídico de suporte às decisões da empresa? Como é possível entregar produtos melhores se estes não atendem à legislação ambiental que deve ser elucidada pelo jurídico aos gestores da empresa? Como é possível reduzir os custos de produção se o departamento jurídico não gerencia, sistematicamente, os riscos jurídicos do empreendimento e os custos jurídicos incorridos tanto na contratação da assessoria jurídica externa como na solução do passivo judicial?

Por meio dos questionamentos acima, pode-se observar que a má gestão jurídica causa o aumento dos custos e do passivo judicial com efeitos futuros incomensuráveis para a atividade empresarial. Logo, para evitar a referida má gestão, a abertura de capital das companhias brasileiras exige a criação de jurídicos internos profissionalizados, o que estimula o crescimento da advocacia corporativa brasileira.

Nenhum comentário: