Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



terça-feira, 15 de julho de 2008

Observações da Terceirização com Foco Restrito a Custos

Falei sobre o risco da redução da qualidade no post Qualidade: Execução Interna e Terceirização. Faço mais algumas observações sobre o assunto no presente post.

A terceirização, via de regra, é centrada em redução de custos, logo, em um departamento como o jurídico, que é, geralmente, visto como centro de custos, a tentação em terceirizar com foco no baixo custo é muito grande. Seguir essa atitude restrita a custos pode caracterizar uma míope visão de curto prazo atrelada à produção de rápidos resultados. Assim, muitas vezes na ânsia de acelerar a apresentação de resultados à Diretoria e aos acionistas, o departamento jurídico pode escolher um atalho de terceirização com foco restrito em custos. Contudo, uma das lições da gestão é que resultados positivos e sustentáveis são construídos por uma visão de médio e longo prazo. No longo prazo, uma posição de redução de custos pode gerar uma relação entre o jurídico e os seus escritórios de advocacia terceirizados descomprometida e afastada da mentalidade de parceria, o que, conseqüentemente, acarreta serviços jurídicos de qualidade duvidosa.

Um departamento jurídico que faz uma terceirização meramente operacional e de baixo custo perde oportunidade de exigir bons relatórios gerenciais (e.g. demonstrações de quanto foi pedido e quanto foi realmente desembolsado com cada processo judicial) capazes de gerar, por exemplo, o adequado provisionamento. Outro fator que pode ser afetado é a eficiência do trabalho jurídico, uma vez que o departamento jurídico terá dificuldade de focar as suas principais atividades agregadoras de valor à companhia, visto que as atividades terceirizadas geram retrabalho e maiores riscos jurídicos à companhia. Ademais, a própria utilização de sistemas no escritório e no departamento jurídico, que conversem entre si, ficará prejudicada, pois a terceirização de baixo custo impossibilita a implantação de boas soluções de TI.

Portanto, um terceirizado sem a qualificação necessária será incapaz de municiar o departamento jurídico com as informações e a eficiência de trabalho necessárias para alavancar a imagem da área jurídica de centro de receita redutor dos riscos jurídicos presentes no ambiente de negócio em que a companhia está inserida.

Nenhum comentário: