Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



segunda-feira, 5 de maio de 2008

Trabalho Quase Jurídico

Os advogados de departamento jurídico podem distinguir o trabalho jurídico de alto valor daquele de baixo valor que, por ventura, estejam executando. Exercitar essa distinção é crucial para que a área jurídica possa atingir a máxima eficiência em sua produtividade. Somente aqueles advogados internos preocupados com atividades que agreguem valor à empresa conseguem atingir o ponto máximo de sua eficiência.

Breves exemplificações podem elucidar as duas espécies de trabalho:

1) Trabalho de Alto Valor – orientação jurídica aos executivos; interpretações de leis, regulamentos, estatutos, contratos e julgados; revisão de documentos e de atividades da empresa para mensurar os riscos jurídicos; gerenciar os escritórios de advocacia.

2) Trabalho Quase Jurídico – esboço e revisão de correspondência de rotina dos executivos; revisão de contratos rotineiros de baixo valor; gerenciamento de projetos de áreas diversas da jurídica.

O trabalho quase jurídico é aquele que, além do advogado, qualquer outra pessoa pode fazer. Assim, os advogados internos podem fazer atividades quase jurídicas, mas não devem fazer se pretendem atingir o ponto máximo de sua produtividade. A sugestão é delegar o trabalho quase jurídico para outras áreas ou colocar outro profissional que não seja advogado para executar a atividade quase jurídica.

Nenhum comentário: