Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



terça-feira, 6 de maio de 2008

Identificação do Trabalho Quase Jurídico

Compreender quais atividades exercidas pelos advogados internos são trabalho quase jurídico e, portanto, não agregam valor à empresa, depende do contexto no qual o departamento jurídico está inserido. Entretanto, existem alguns questionamentos que auxiliam a identificar o referido trabalho:

- A empresa contrataria um escritório de advocacia para fazer o trabalho? Se, na hipótese, a companhia não pagaria uma assessoria jurídica externa para realizar o trabalho, o advogado interno, provavelmente, não deveria fazer o trabalho também.

- Uma pessoa não graduada em Direito poderia fazer o trabalho tão bem quanto os advogados internos? Em caso de resposta afirmativa, a tarefa será quase jurídica.

- O que fazem os departamentos jurídicos do mesmo setor de mercado com a tarefa que minha área jurídica executa? Se, por exemplo, outros departamentos jurídicos do seu setor de mercado não revisam todo e qualquer contrato, tal como faz seu departamento, pode ser que sua área jurídica esteja realizando trabalho quase jurídico.

- Os advogados internos perdem muito tempo avaliando riscos jurídicos pequenos e infreqüentes? Contratos de pouco valor e rotineiros podem ser incluídos nesta categoria. Será que a área jurídica está dedicando atenção desproporcional a tarefas pouco relevantes para empresa? Quando existir dedicação demasiada a atividades de pouca relevância, é possível que se esteja diante de trabalho quase jurídico.

Identificar e desviar o fluxo de atividades de aparente responsabilidade da área jurídica elide os ladrões de tempo dos advogados internos e reduz os custos do departamento jurídico. (fonte: Rees W. Morrison “Quasi-Legal Time Wasters”)

Nenhum comentário: