Capacitar os colaboradores, por meio de palestras e informativos, em conceitos jurídicos e legislação aplicáveis ao dia-a-dia dos negócios da empresa, gera maior produtividade dos advogados do Departamento Jurídico, pois os clientes internos informados e treinados podem lidar, autonomamente, com questões jurídicas singelas sem necessidade de dirigi-las à aprovação da área jurídica. Em conseqüência disso, o tempo dos advogados internos pode ser direcionado à solução de problemas jurídicos complexos e de maior relevância para a empresa.
Cada empresa necessitará customizar seus treinamentos em conformidade com o escopo de seu negócio. Podem ser citados exemplos de treinamentos para elucidar a questão: explicar as espécies de contratações que a empresa está sujeita; realizar um workshop sobre as novas alterações da Lei das S/A; elaborar cartilhas com explicações de conceitos (e.g. o que é ONG? O que é contrato? O que é associação? O que é fundação?).
Observação importante: o treinamento dos clientes internos deve ser constante, pois o “turnover” (= entrada de novos colaboradores e saída de antigos colaboradores) da empresa gera uma parcela constante de empregados sem treinamento.
Cada empresa necessitará customizar seus treinamentos em conformidade com o escopo de seu negócio. Podem ser citados exemplos de treinamentos para elucidar a questão: explicar as espécies de contratações que a empresa está sujeita; realizar um workshop sobre as novas alterações da Lei das S/A; elaborar cartilhas com explicações de conceitos (e.g. o que é ONG? O que é contrato? O que é associação? O que é fundação?).
Observação importante: o treinamento dos clientes internos deve ser constante, pois o “turnover” (= entrada de novos colaboradores e saída de antigos colaboradores) da empresa gera uma parcela constante de empregados sem treinamento.
4 comentários:
Estamos de pleno acordo. A título de exemplo, aproveitamos, preservamos e valorizamos aqui uma sistemática janela de tempo concedida - pela área de treinamento e desenvolvimento - para participarmos do amplo treinamento de ambientação introdutória dos novos colegas no âmbito corporativo.
Nessas oportunidades, demonstradas de grande proveito, são expostos - à vista das demandas concretamente enfrentadas - tanto os limites mínimos do comportamento moral previsto e praticado nos termos da regulamentação disciplinar quanto debatidos o Código de Ética da Organização e outros direitos/deveres, à vista dos resultados jurídicos observados quanto às políticas institucionais da Empresa no âmbito comercial, operacional e financeiro, respectivamente.
Excelente iniciativa Silveira! Ministrar treinamentos com regularidade aos colaboradores, tais como o de vocês possibilita uma atuação pró-ativa da área jurídica, pois clintes internos instruídos sabem quais condutas podem ou não fazer.
Abraço
Na coordenação jurídico de uma empresa com aproximadamente 700 funcionários, posso afirmar que o treinamento torna-se imprescindível para o bom andamento do próprio staff jurídico corporativo, sendo certo a redução das interferências diárias causadas por outros departamentos e que na maioria das vezes envolvem questões simples, mas que atrapalham na atuação concentrada em assuntos de maior relevância.
Exato Daniel! O tempo ministrado em treinamento afasta as pequenas questões do jurídico sobrando mais tempo aos advogados internos para suas atividades principais e importantes.
Abraço
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