Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



quinta-feira, 8 de maio de 2008

Insatisfações do Departamento Jurídico com a Assessoria Externa

Faço especial destaque no presente post das opiniões dos advogados de departamento jurídico participantes do curso Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos e de Escritórios de Advocacia quando foram questionados sobre aquilo que não gostam nos escritórios de advocacia, na aula do professor Leonardo Barém Leite, em 26/04/08, sobre “Estratégias de Relacionamento entre Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos":

1. (Não gosto quando) os advogados não sabem dar a resposta sobre a situação do processo;
2. (Não gosto quando) há ausência de um interlocutor definido dentro do escritório para falar com o jurídico;
3. (Não gosto quando) os advogados não dão importância para o jurídico da empresa, tratando com má vontade as solicitações deste;
4. (Não gosto quando) os advogados não dão retorno de ligações e e-mails;
5. (Não gosto quando) os advogados tentam esconder os erros cometidos;
6. (Não gosto quando) mandam a fatura de honorários sem avisar com a antecedência necessária que o trabalho será mais caro, pois excederá o número de horas anteriormente previstas.

Das seis reclamações feitas, pensei em três idéias para amenizar os problemas que elas representam:

1º) A reclamação n.º 3 atesta um desinteresse do escritório de advocacia em prestar serviços ao departamento jurídico. Talvez seja melhor procurar um escritório que leve seu departamento mais a sério, pois, provavelmente, o escritório contratado possui ou pensa que possui clientes mais importantes que você. Uma pergunta a ser feita: quanto seu departamento jurídico representa de receita para o escritório de advocacia que costuma prestar um mal atendimento? Caso seu departamento jurídico represente uma parcela significativa da receita do mencionado escritório, talvez seja o momento de utilizar esse dado financeiro como argumento para solicitar melhor atendimento e/ou pedir renegociação de contrato.

2º) Utilizar as seis reclamações como formas de avaliação mensal dos escritórios externos. Aqueles que incidirem em alguns dos seis pecados podem receber um “feedback” do departamento jurídico, caso persistam na conduta faltosa, talvez seja caso de “demitir” o escritório contratado. É muito importante que o departamento jurídico trabalhe com aqueles escritórios que tenham uma compatibilidade com a política e a cultura da área jurídica.

3º) Utilizar as seis reclamações para redigir um manual de bom relacionamento entre o departamento jurídico e o escritório externo: regra n.º 1 - definição do advogado e demais responsáveis pela tramitação e ciência dos acontecimentos processuais a quem os advogados do jurídico possam facilmente se dirigir; regra n.º 2 - definição de um interlocutor específico no escritório de advocacia para reportar-se ao departamento jurídico; regra n.º 3 - criar prazos de retorno por parte dos escritórios de advocacia para as ligações e e-mails do departamento jurídico, talvez de 24 ou 48 horas; regra n.º 4 – obrigatoriedade de apresentação de relatórios, conforme o padrão requerido pelo departamento jurídico; regra n.º 5 - estabelecer prazo de antecedência mínima para que os escritórios de advocacia informem as alterações e as retificações de cobrança de honorários acompanhadas da devida justificativa. Sugere-se verificar com o departamento finaceiro qual seria o melhor prazo.

Nenhum comentário: