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sábado, 17 de maio de 2008

Departamento Jurídico Moderno

No dia 10/05/08, o advogado Leonardo Lamachia, Diretor Jurídico do Departamento Jurídico do SEBRAE-RS, ministrou uma excelente aula sobre “Departamento Jurídico Moderno”, no curso Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos e de Escritórios de Advocacia.

Inicialmente, o palestrante destacou a necessidade dos advogados internos enxergarem o departamento jurídico como um escritório de advocacia que presta serviço aos clientes internos (diretoria, departamentos e demais colaboradores da empresa), a fim de implementarem uma gestão empresarial na área e alcançar melhores resultados.

Quanto à forma de prestar serviços aos clientes internos, ressaltou, por exemplo, que quando a Diretoria pede uma opinião à área jurídica sobre determinado assunto, ela não espera que o advogado interno saiba, simplesmente, qual o direito aplicável, mas qual o impacto da questão jurídica sobre o negócio da empresa. Portanto, é fundamental que o departamento jurídico conheça o negócio do seu cliente, pois isto agregará diferencial no serviço prestado.

Outro ponto afirmado em aula, foi a necessidade do jurídico mudar sua imagem frente aos clientes internos, a fim de que os funcionários da empresa visualizem o jurídico como um parceiro, no qual podem confiar. Assim, segundo o palestrante, é preciso afastar a imagem do jurídico “auditor” da qual os funcionários possuem medo. Desenvolver uma imagem positiva dependerá de uma política de marketing institucional do jurídico, a qual, quando bem trabalhada, deixa o jurídico de bem com a “casa”, facilitando pedidos de contratações, cursos e demais verbas. Para fazer jus a tais benefícios, o jurídico precisa trabalhar de modo a gerar resultados que possam ser demonstrados objetivamente para a empresa.

Para aprimorar o jurídico e sua imagem, foram apontadas pelo palestrante diversas práticas, das quais publicarei algumas nesse blog ao longo dos próximos dias.

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