Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



segunda-feira, 19 de maio de 2008

Contencioso Trabalhista e Dificuldade para Arrolamento de Testemunha

Os departamentos jurídicos enfrentam dificuldades no arrolamento dos empregados da companhia como testemunhas para as audiências trabalhistas, porquanto os colaboradores ficam receosos de testemunhar contra ex-colegas e, algumas vezes, participam das audiências contrariados, o que prejudica a produção de prova.

Para evitar o problema acima referido, elenco uma prática realizada pelo Departamento Jurídico do SEBRAE-RS.

A prática constitui em, após a audiência, ligar para a testemunha agradecendo por sua disponibilidade em participar da audiência. Depois o Diretor Jurídico manda um e-mail de agradecimento, que pode ser padronizado, ao funcionário com cópia à Diretoria. Assim, o empregado, que participou da audiência, sente-se prestigiado por sua participação e contribuição à empresa, bem como percebe que seu esforço foi valorizado e demonstrado para os principais tomadores de decisão da empresa. O empregado, ao perceber que gerou uma boa imagem frente à Diretoria, por estar defendendo os interesses da companhia em juízo, será um forte candidato a contribuir, espontaneamente, nos próximos processos trabalhistas.

A prática ora elencada pode ser aplicada tanto por departamentos jurídicos que realizam o contencioso trabalhista interna ou externamente.

(Fonte: aula “Departamento Jurídico Moderno” ministrada pelo advogado Leonardo Lamachia, Diretor Jurídico do Departamento Jurídico do SEBRAE-RS, em 10/05/08, no curso Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos e de Escritórios de Advocacia).

Nenhum comentário: