Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



segunda-feira, 14 de abril de 2008

Advogado multitarefa é menos produtivo

Faz algum tempo que me questiono sobre a produtividade na realização de várias tarefas durante um dia de trabalho. Encontrei uma citação sobre o assunto no post “Lawyers who multitask are less efficient than those who focus on one task at a time”. No referido post é citada uma pesquisa de um professor da University of Michigan e descrita a seguinte conclusão sobre o assunto multitarefa: “os resultados do estudo indicaram que os indivíduos realmente perdem entre 20% a 40% de eficiência – ou duas ou três horas por dia – como resultado de trocar de uma tarefa para outra ou tentar fazer mais de uma tarefa complexa simultaneamente”.

Trazendo a pesquisa para a realidade dos departamentos jurídicos, assunto foco de discussão do presente blog, diretores jurídicos, por exercem uma cargo de gerência, acabam realizando diversas tarefas complexas e variadas ao mesmo tempo como ler e-mail, atender telefone, receber vistas, realizar reuniões, etc. Assim, eles precisam controlar o caos do dia-a-dia para atingir maior produtividade e executar adequadamente as tarefas mais importantes para a companhia. Algumas dicas podem auxiliar no aumento da produtividade e evitar o comportamento multitarefa: 1) ter horários para pensar e executar tarefas complexas, nos quais não se recebe pessoas e nem ligações; 2) marcar um horário específico para retornar ligações e responder e-mails; 3) verificar o recebimento de e-mails apenas em horários específicos do dia, evitando abrir a caixa de e-mails logo que chega ao trabalho; 4) criar listas de tarefas diárias no dia anterior; 5) parar para pensar e planejar a semana em um horário específico, colocando aquilo que foi planejado por escrito na agenda; e 6) realizar as tarefas mais complexas nos momentos do dia em que seu organismo estiver mais alerta.

Além dos exemplos acima citados, podem ser criadas diversas situações para fugir da posição multitarefa, isto fica a cargo da criatividade de cada pessoa e das peculiaridades de seu dia-a-dia.

Ademais, gostaria de ressaltar que aquelas pessoas que já se encontram em condição de multitarefa, precisarão mudar o hábito diário de fazer tudo ao mesmo tempo e a qualquer hora, o que significa superar o desafio de mudar um comportamento diário e viciado de multitarefa. Isto é claro, se tomarmos por base a pesquisa que mencionei no primeiro parágrafo desta postagem.

Por fim, gostaria de solicitar aos leitores do presente blog que se obtiverem mais pesquisas e artigos sobre o assunto, por favor enviar ao meu e-mail lucascas23@gmail.com. Ademais, seria interessante verificar se existem pesquisas divergentes sobre o assunto.

Nenhum comentário: