Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pesquisa Mundial de Indicadores para Benchmark de Departamentos Jurídicos

O Blog Gestão de Departamento Jurídico gostaria de convidar seus leitores a participar da Pesquisa Mundial de Indicadores para Benchmark de Departamentos Jurídicos. Esta pesquisa consiste em coletar algumas informações (tais como número de advogados corporativos, despesas com equipe e advogados externos, etc.) no intuito de gerar dados para que os departamentos jurídicos possam usufruir de mais elementos para tomada de decisões sobre, por exemplo, contratação de advogados, redução de custos com assessoria externa, etc. Ademais, ao responder a pesquisa será possível comparar seu departamento jurídico com os demais participantes, a fim de identificar similaridades e possibilidades de melhorias.

A pesquisa será o maior estudo sobre o assunto e é referência mundial sobre indicadores para benchmarks dos departamentos jurídicos. No ano passado, o estudo teve a adesão de 813 empresas (incluindo 7 empresas brasileiras). Neste ano a expectativa é de que ultrapasse o número de 1.000 empresas participantes.

Além da possibilidade de obterem dados para a gestão de seu departamento jurídico, os participantes da pesquisa receberão, gratuitamente, o relatório geral da pesquisa e uma comparação dos dados de 2009-2010. Somente serão cobradas eventuais solicitações de relatórios personalizados.

O relatório final contém 60 páginas, com mais ou menos 25 gráficos e 5 tabelas, informando os principais indicadores por país, setor empresarial, receita e outras referências. Caso existam mais de 6 participantes de um determinado Estado do Brasil, poderá ser solicitado relatório específico por Estado. Este relatório estadual não será cobrado.

Realização:

A pesquisa é conduzida por Rees Morrison em parceria com o Blog Gestão de Departamento Jurídicos, o Comitê de Advogados Corporativos do Rio Grande do Sul - CAC/RS e a Idear Capacitação e Desenvolvimento.

Rees Morrison é renomado consultor de gestão de departamentos jurídicos nos Estados Unidos, com mais de 23 anos de experiência na área. É autor de diversos livros sobre gestão de departamentos jurídicos, em especial, com obra sobre o tema da pesquisa - benchmarks para departamentos jurídicos, além de possuir o blog Law Department Management.

Para participar da pesquisa basta acessar o seguinte link: General Counsel Metrics: Global Law Department Benchmarking

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu participei de uma conferência internacional sobre indicadores imobiliários. É um bom negócio para comprar propriedades para aluguel apartamentos buenos aires. No Rio e São Paulo, também.