Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



quinta-feira, 6 de maio de 2010

1º Congresso do FDJUR sobre SISTEMAS GERENCIAIS PARA DEPARTAMENTOS JURÍDICOS com os Professores da FGV

Conheça um retrato da gestão dos Jurídicos das Empresas do país e saiba a posição dos acadêmicos da FGV sobre como aperfeiçoar, dinamizar e implementar sistemas gerenciais para o Jurídico Corporativo

Veja também a página do evento: www.eventosfdjur.com.br

Data:
21 de maio de 2010
Hotel Blue Tree Towers Morumbi, São Paulo – SP

Programação do Evento

Sexta-feira, 21 de maio de 2010


8h30 Recepção dos participantes e entrega do material

8h45 Abertura do Evento

PAINEL DE DISCUSSÃO I

9h00 O Alinhamento do Jurídico ao Planejamento Estratégico da Empresa – Como Desmembrar o Mapa Estratégico da Companhia em um Plano de Atuação Visando a Efetiva Colaboração do Jurídico aos Objetivos da Organização

• Como traduzir as estratégias traçadas pela empresa em um plano de atuação eficaz para o departamento jurídico – por onde começar? Quais são os critérios?

• O processo de transformar os objetivos corporativos em planos estratégicos passíveis de serem executados pelo Jurídico.

• Os desafios para o departamento jurídico na busca pelo foco estratégico.

• O papel preventivo do jurídico nas estratégias organizacionais - maximizando lucros e minimizando prejuízos.
Debatedores:

VISÃO ACADÊMICA
Marcelo Aidar
Bacharel em Administração Pública - FGV-EAESP. Mestre em Administração de Empresas - FGV-EAESP. Doutor em Administração de Empresas - FGV-EAESP. Marcelo Aidar é professor de Empreendedorismo, Criação de Novos Negócios, Estratégia Empresarial e Transformação Organizacional da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Participou do "Advanced Program in International Management and Marketing", pela Copenhagen Business School. É consultor nas áreas de Gestão da Mudança Organizacional, Estratégia Empresarial e Redesenho de Processos em organizações diversas, nos setores de energia, saneamento básico, transporte, logística, educação e saúde. Autor do livro "Qualidade Humana" (Maltese, 1994) e co-autor de "Mudança Organizacional" (Atlas, 1995), "Cultura Organizacional e Cultura Brasileira" (Atlas, 1997) e "Gestão de Clínicas Médicas" (Futura, 2004). É coordenador do Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS) e assessor da Superintendência do Hospital das Clínicas (HCFMUSP).

VISÃO PRÁTICA
Newman Debs
Vice Presidente Jurídico GRUPO PEPSICO

10h45 Coffee Break e Networking

PAINEL DE DISCUSSÃO II

11h15 Saiba Como Construir e Implementar Sistemas de Controle para Obter o Acompanhamento Estratégico das Atividades Realizadas pelo Jurídico
• A importância de desenvolver sistemas de controle para analisar com mais clareza os serviços jurídicos prestados e poder mapeá-los.

• Quais são os controles gerenciais essenciais em qualquer departamento jurídico.

• Supere a subjetividade e estabeleça sistemas de controle que traduzam os serviços em valores quantitativos para o jurídico.

• Como padronizar normas para a consolidação consistente dos dados.
Debatedores:

VISÃO ACADÊMICA
Luiz Ferreira Xavier Borges
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ/ COPPE. Mestre em Direito Econômico e Bacharel em Direito Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização na American University, Washington (EUA, 1997) e cursos na Florida International University, University of Miami e California State University Northridge. Professor titular da Universidade Estácio de Sá desde 1986, celetista. Advogado do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, de 1976 a 2009. Colaborador e membro de conselho editorial e revisor de revistas técnicas ou corporativas (RAE e BNDES etc.). Prestador de serviços da COPPE,CEFET, IBMEC-RJ e da Fundação Getúlio Vargas - RJ e SP. Consultor junto ao Banco Nacional de Angola (1986), CSIS (EUA), ALIDE, COFIDE (Peru, 2008) e ABDE - Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (desde 1982). Experiência nas áreas de Direito e Economia, com ênfase em Operações Estruturadas de Financiamento e Investimentos Domésticos, principalmente em: project finance, financiamento de projetos econômicos, parceria público-privada, infra-estrutura e mercado financeiro e de capitais. Membro de Conselho Deliberativo da FAPES (BNDES) em dois mandatos 2003/5 e 2007/11 e conselheiro fiscal de empresas do setor elétrico. Autor de artigos e capítulos de livros em sua área de pesquisa no Brasil e no exterior.

VISÃO PRÁTICA:
Luis Fernando Amadeo de Almeida
Gerente Sr. Jurídico - NEXTEL TELECOMUNICAÇÕES

13h00 Almoço

PAINEL DE DISCUSSÃO III

14h00 Saiba Quais Critérios Devem ser Avaliados para a Definição de Metas Eficazes para o Departamento Jurídico
• Como definir metas a partir dos sistemas de controle pré-estabelecidos.

• Qual a base para o estabelecimento de metas por áreas: contratual, contencioso, consultivo, etc.

• Como estabelecer metas individuais de produtividade para os advogados internos, alinhadas aos controles gerenciais.

• Desenvolva procedimentos para controle efetivo dos escritórios jurídicos terceirizados determinando metas.
Debatedores:

VISÃO ACADÊMICA
Sérvio Túlio Prado Júnior
Doutor em Administração de Empresas - FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - EAESP - 2002 . Desde 1990 atua como consultor em gestão de negócios e desde 1995 é professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos (ADM) da FGV-EAESP na área de Estratégia de Negócios. De 1997 a 1999 foi coordenador de projetos do Centro FGV-Petrobrás de Ensino a Distância – Gvnet. Desde 1999 é sócio da Khiwaa Interação, empresa voltada para processos de aprendizagem suportados por Tecnologia de Informações. De 2000 a 2004 foi coordenador de cursos de MBA executivo. Atualmente, além das atividades docentes e de consultoria, pesquisa temas relativos à estratégia de negócios em Private Equity no Brasil.

VISÃO PRÁTICA
Yolanda A. de Cerqueira Leite
Vice Presidente Jurídica - WHIRLPOOL

14h45 Coffee Break e Networking

PAINEL DE DISCUSSÃO IV

16h15 Conheça os Principais Indicadores de Desempenho Utilizados para Controle de Qualidade e Medição de Resultados do Departamento Jurídico
• A importância dos indicadores de desempenho para obter padrões de comparação das atividades, detecção de problemas de qualidade e produtividade, justificação do o uso de recursos, entre outros benefícios.

• Saiba como implementar os quatro indicadores essenciais para a medição do desempenho do Jurídico.

• Desenvolva métricas que proporcionem visibilidade dos resultados do jurídico e comprove os esforços da área.

• Estabeleça indicadores para avaliar e monitorar os níveis de desempenho de escritórios terceirizados.

Debatedores:

VISÃO ACADÊMICA
Djair Picchiai
Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Professor da Fundação Getúlio Vargas. Professor da Pontifica Universidade Católica de São Paulo / COGEAE .Professor dos Cursos de Especialização em Adm. Hospitalar e de Sistemas de Saúde da Escola de Adm. de Empresas de São Paulo - FGV. Executivo Público do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCMUSP.

VISÃO PRÁTICA
Arnaldo Tibyriçá
Vice Presidente Jurídico - EDITORA ABRIL

18h00 Encerramento do Evento

Nenhum comentário: