Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



segunda-feira, 29 de março de 2010

A Nova Era das Marcas Jurídicas


A inspiração para falar do livro A Nova Era das Marcas Jurídicas do autor Rodrigo Bertozzi, em um blog de departamentos jurídicos, surge da idéia de que não são apenas os advogados de escritórios de advocacia que precisam gerir a sua imagem e a de seu escritório, mas os advogados internos também precisam realizar uma gestão de imagem frente aos clientes internos e externos. Como postular à alta direção um aumento de recursos da área jurídica, se este departamento for considerado um mero centro de custos responsável por engavetar projetos e negócios?

Certamente, existe muito campo para o advogado interno trabalhar sua imagem dentro e fora da companhia, tal como o ditado “não basta ser, é preciso parecer”. Portanto, a gestão profissional do departamento jurídico precisa ser reconhecida pela companhia.

O livro expõe algumas maneiras, que também podem ser aproveitadas pelos advogados corporativos, para tornarem suas habilidades e seus feitos perceptíveis frente ao seu público-alvo. Uma questão importante tratada na obra é o endomarketing. Nesta área, podemos descrever uma ferramenta:

- Jornal Mural – é um meio de comunicação simples que pode ser afixado em locais visíveis onde exista maior circulação de colaboradores. Uma dica para manter o Jornal Mural ativo é eleger mensalmente um líder responsável pelo conteúdo, a fim de que a iniciativa se mantenha constante. Embora o livro não apresente exemplos práticos voltados aos departamentos jurídicos, a sua leitura gera reflexões de idéias de conteúdos que podem integrar o referido jornal, tais como destacar as novidades do jurídico, seus indicadores e as realizações de seus funcionários. Também podem ser veiculados no jornal outros assuntos variados como recomendações jurídicas estabelecidas para a companhia. A criatividade fica a critério da equipe jurídica da empresa.

Boa leitura!

Sobre o autor do livro: Rodrigo Bertozzi é MBA em Marketing - Madia Marketing School-SP. Administrador – UFPR. Autor dos livros Marketing Jurídico, A Reinvenção da Advocacia, Revolution Marketing Place, Marketing Jurídico Essencial e Advocacia: As Leis do Relacionamento com o Cliente. Articulista de diversas publicações jurídicas. Palestrante da Mission SP e IBC-SP. Sócio da Selem, Bertozzi & Consultores Associados e da Luxdere Editora Educacional.

Um comentário:

Lucas Gonçalves disse...

Opinião de um jovem sobre o plano nacional de banda larga e o monopólio da correspondência no Brasil? Acesse http://vivendoideais.blogspot.com/