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quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Case brasileiro do Jurídico da Sara Lee ganha visibilidade internacional

O case brasileiro do Departamento Jurídico da Sara Lee Cafés do Brasil, coordenado pelo Gerente Jurídico Maurício Camargo, foi escolhido como Best Practice pela organização do Counsel to Counsel, forum promovido pelo Martindale-Hubbell. O forum contou com a participação dos heads de departamentos jurídicos de empresas como: GE, 3M, Copersucar, Vale, Unilever, Nestlé, Sanofi-Aventis, Hewlett Packard, Siemens, International Paper, Tishman Speyer, Software AG, Foxconn, CIBA.

O case apareceu como destaque no mailing global da Lexis Nexis e foi o primeiro case de um brasileiro publicado no informativo LexisNexis. A matéria do LexisNexis foi publicada com o título Using Metrics: Systematically Improving Outside Counsel Performance. Aqueles que desejam ler a íntegra da matéria podem clicar no título acima para acessar o conteúdo.

Relatamos um breve sumário do case:

O Departamento Jurídico da Sara Lee possui o constante desafio de articular claramente os objetivos e as metas dos clientes internos da empresa para os escritórios externos de uma maneira constate e uniforme, a fim de utilizar com a máxima eficiência os serviços destes escritórios.

A fim de atingir esta máxima eficiência, o jurídico da Sara Lee, por meio da iniciativa de seu Gerente Jurídico Maurício Camargo, procedeu conforme abaixo descrito.

Na Sara Lee Internacional, o Departamento Jurídico elaborou uma lista dos valores fundamentais identificados pelos clientes internos. Esta lista baseou-se em uma pesquisa realizada pela equipe jurídica internacional com a gerência sênior, na qual esta expôs suas expectativas sobre os serviços jurídicos dos advogados internos. Esta lista estabeleceu 14 pontos fundamentais para os clientes internos: cumprir prazos, permanecer dentro do orçamento, entender os riscos não-legais, entregar serviços jurídicos de alta qualidade, demonstrar conhecimentos jurídicos co-relacionados, propor soluções jurídicas alternativas, levar em consideração a tolerância do cliente ao risco, explicar as questões em linguagem de fácil compreensão, facilidade de contatar os advogados internos, prover aconselhamento preventivo e pró-ativo, entender os objetivos do negócio, habilidade de gestão e prover criatividade e flexibilidade.

Os 14 pontos-chaves acima elencados foram submetidos à gerência internacional da empresa que definiu a ordem de importância destes pontos-chaves baseada nas suas prioridades e objetivos.

O Departamento Jurídico da Sara Lee Cafés do Brasil utilizou os resultados da metodologia acima explicitada para estabelecer indicadores chaves de desempenho (key performance indicators – KPIs) que são utilizados para medir o desempenho dos escritórios externos em uma variedade de funções e questões. Como exemplos de KPIs do Jurídico da Sara Lee brasileira, pode-se destacar: (i) no início das consultas jurídicas, a possibilidade de rápido contato com o sócio sênior do escritório externo; (ii) no contencioso, a habilidade de desenvolver estratégias com os advogados internos para reduzir o risco potencial de perdas com o contencioso.

Por meio deste processo de avaliação por KPIs a Sara Lee pôde estabelecer um rol de escritórios de advocacia preferenciais de seu departamento jurídico.

Ao final, a metodologia de KPIs gerou relevante aperfeiçoamento do relacionamento de trabalho do jurídico interno com os escritórios de advocacia contratados. Estes passaram a estar mais fortemente alinhados com os objetivos de negócios da companhia e os advogados destes escritórios começaram a entender com mais clareza o que se espera deles. Ademais, a referida metodologia contribuiu para aperfeiçoar os serviços do departamento jurídico para os clientes internos.

O artigo da LexisNexis descreve alguns dos passos adotados pelo jurídico da Sara Lee para a implementação da metodologia por KPIs:

1) Estabelecer e listar os valores fundamentais do negócio para seu departamento relacionados com as necessidades deste em relação aos escritórios de advocacia;
2) Fixar as visões e as expectativas da gerência em relação aos serviços jurídicos;
3) Identificar as funções jurídicas fundamentais, tais como contencioso, contratos, etc., e criar KPIs para cada uma destas funções em alinhamento com as expectativas da gerência encontradas através da metodologia acima proposta;
4) Instituir o novo processo de KPIs com os escritórios externos;
5) Revisitar e revisar os KPIs estabelecidos com a regularidade necessária.

O Gerente Jurídico Maurício Camargo constatou futuras questões a serem consideradas para aperfeiçoar a metodologia:

- Desenvolver os KPIs conforme surjam novas oportunidades;
- Desenvolver uma ferramenta para avaliar eletronicamente o desempenho dos escritórios de advocacia;
- Explorar a possibilidade de empregar arranjos alternativos de contratação de honorários para certas questões.

Maurício Corrêa de Camargo é advogado, especialista em contratos, professor do curso de Gestão Jurídica do Centro de Extensão Universitária, membro do Comitê Estratégico Jurídico da Câmara Americana de Comércio. Atua em departamento jurídica há 13 anos, com passagem em empresas multinacionais dos segmentos de cimento, siderurgia e químico. Desde 2002 é Gerente Jurídico da Sara Lee Cafés do Brasil, multinacional americana, com foco no mercado brasileiro de cafés.

Um comentário:

Delaqua disse...

Olá Maurício venho percebendo que cada vez mais os advogados de departamentos jurídicos tem usado as técnicas gestão empresarial para conduzir o seu trabalho.

Como você tem visto a percepção dos escritórios terceirizados em relação a esta nova abordagem?