Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Demonstração de Resultados: A Importância das Métricas de Desempenho

Em continuidade a publicação sobre o case brasileiro da Sara Lee sobre indicadores de desempenho, reproduzimos aqui parte da matéria Jurídico adota indicador de desempenho publicada, no dia 22/09/2009, no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.

A referida matéria faz entrevista com Maurício Camargo, Gerente Jurídico da Sara Lee Cafés do Brasil, e traz informações importantes sobre indicadores de desempenho, tais como:

- os indicadores de desempenho deveriam ser uma prática não só nos departamentos jurídicos, mas também nos escritórios de advocacia;
- a adoção de indicadores é fundamental para calcular o custo-benefício do investimento da companhia em seu setor jurídico;

Destacamos duas relevantes observações feitas pelo advogado Maurício Camargo na reportagem.

A primeira observação trata da importância do Jurídico posicionar-se como centro de lucro: "Quase sempre os administradores não fazem idéia do impacto do trabalho do departamento jurídico. Quando apresentamos os resultados da área jurídica na forma numérica, focando as questões financeiras, justificamos o aumento de recursos para o setor. Onde eu trabalho, não somos vistos como custo e fomos apelidados de centro de lucro".

A segunda observação trata da necessidade dos escritórios de advocacia adotar indicadores de desempenho financeiros: "Nesse ponto, nós estamos anos luz à frente dos escritórios. Nunca recebi relatório que constasse o quanto, financeiramente, a sua atuação resultou para a empresa. Apenas são mencionadas, nos relatórios, quantas vitórias e quantas derrotas aconteceram."

Por fim, o Gerente Jurídico Maurício Camargo destaca que a utilização de indicadores de desempenho para demonstrar resultados é uma tendência que se consolidará no médio prazo, uma vez que a aplicação de ferramentas de gestão empresarial no Departamento Jurídico está cada vez mais disseminada no dia a dia desta área.

Um comentário:

Cappa disse...

Muito boas as observações, porém, senti falta de locais ou ideias onde buscar os indicadores, ou como construí-los de acordo com a característica de cada empresa.