Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



terça-feira, 23 de setembro de 2008

Auto-engano na Seleção de Recursos Humanos do Departamento Jurídico

Baseado na entrevista Não seja enganado por você mesmo, com o professor Max Bazerman, especialista em decisões gerenciais da Harvard Business School, desenvolvo a idéia que segue.

Durante as entrevistas de seleção de pessoas é importante a área jurídica cuidar com a distorção do "viés dos dados vívidos", relacionado à tendência de sobrevalorizar informações mais recentes ou de maior destaque em detrimento de todas as outras. Nesse sentido o ensinamento do professor:

Os gestores são vítimas desse viés quando fazem contratação de pessoal, por exemplo. Imagine que uma gestora quer contratar um verdadeiro superstar dos negócios para seu departamento. Um dos candidatos que ela está avaliando teve um retumbante sucesso em determinado negócio, mas, com exceção disso, seu currículo é apenas mediano. A gestora tende a ser influenciada por esse sucesso fora da curva e a diminuir a importância do currículo mediano.”

Portanto, cuidado com a super-valorização dos dados recentes ou de maior destaque no momento da seleção dos advogados que farão parte do departamento jurídico.

Nenhum comentário: