Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Utilização de Indicadores de Performance

Aproveito o espaço do blog para fazer um breve relato da palestra “Mensuração da Eficiência da Prestação de Serviços Jurídicos e Prevenção de Riscos por Meio de Indicadores” do advogado Alexandre Dalmasso, Diretor de Compliance da Bristol-Myers Squibb Farm, no evento Seminário Internews Construção e Implantação de Indicadores de Desempenho no Departamento Jurídico.

O palestrante iniciou sua exposição pela apresentação de diversos métodos utilizados para estabelecer indicadores de performance, ressaltando que nenhum deles pode, efetivamente, contribuir para a mensuração do desempenho do departamento jurídico, caso não sejam adaptados à realidade do negócio da companhia, pois os indicadores apresentarão variação de acordo com o propósito do negócio e da área envolvida. Ademais, afirmou-se que os indicadores devem estar alinhados com os objetivos, ser quantificáveis e cruciais para o sucesso do departamento. Logo, antes de definir indicadores é preciso planejar e definir os objetivos a serem alcançados.

O palestrante enfatizou os indicadores de eficiência, porquanto as corporações cada vez mais exigem a otimização da lucratividade e a redução de custos e, portanto, os referidos indicadores precisam demonstrar, quantitativamente, a contribuição do jurídico no resultado da empresa.

Foram exemplificados alguns indicadores de eficiência com sua devida explicação e forma de aplicação: 1º) êxitos em processos administrativos ou judiciais – todos os êxitos parciais ou totais, apurados no exercício, devem ser demonstrados em planilhas e gráficos; 2º) redução de honorários pagos a escritórios externos – deve ser realizada uma evolução comparativa com os honorários pagos a escritórios externos, em planilhas e gráficos, tomando-se como referência os honorários pagos no último ano; 3º) redução de despesas – deve ser feita uma evolução comparativa com as principais despesas (e.g. viagens, despesas com consultorias, etc.), em planilhas e gráficos, tomando-se como referência as despesas pagas no último ano. Ao final da exposição, o palestrante enfatizou a utilização de gráficos para a demonstração dos resultados, porquanto a demonstração visual dos resultados do jurídico exerce um impacto mais significativo nos responsáveis pela avaliação da performance da área jurídica.

(fonte: palestra “Mensuração da Eficiência da Prestação de Serviços Jurídicos e Prevenção de Riscos por Meio de Indicadores” ministrada no Seminário Internews Construção e Implantação de Indicadores de Desempenho no Departamento Jurídico, em São Paulo, 15/05/08)

3 comentários:

Anônimo disse...

Voces retrataram muito bem o conteudo da apresentacao. Aproveito para lembrar que, creio que em outubro, estaremos realizando outro seminario sobre gestao de departamentos juridicos em empresas.

Grato,

Armando Ourique
Diretor da InterNews

Lucas Cassiano disse...

Obrigado pelo informação! Favor avisar-nos do evento, a fim de publicarmos a divulgação no blog.

Abraço,

Lucas Cassiano

Anônimo disse...

Olá
O meu nome é Fayne Alcântara, sou responsavel pelo depto. juridico interno de uma empresa que esta em crescimento, estamos buscando novas ideias para melhor gerir o depto. que está sobrecarregado, por favor poderiam me dar mais dicas sobre gerenciamento de contratos, processos, pareceres, posicionamentos para mensurar o trabalho interno e dos parceiros externos.

Certa de um retorno desde ja agradeço.
Fayne
fayne@caseli.com.br