Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



quarta-feira, 11 de junho de 2008

Como os departamentos jurídicos contratam a assessoria jurídica externa?

Encontrei uma referência à pesquisa realizada pela Martindale-Hubbell com departamentos jurídicos norte-americanos sobre como estes selecionam a assessoria jurídica externa a ser contratada. (fonte: Do Corporate Counsel Value Legal Directories? )

A pesquisa solicitou que os gerentes jurídicos ranqueassem, em ordem de importância, as várias fontes de referência utilizadas por eles para escolher os escritórios de advocacia. A pesquisa chegou à seguinte ordem de importância:

- Em primeiro lugar, com 90% dos respondentes, ficaram as referências pessoais feitas por colegas;
- Em segundo lugar, com 42% dos respondentes, ficou o próprio site da Martindale-Hubbell www.martindale.com;
- Em terceiro lugar, com 18% dos respondentes, ficou o Google;

Embora o Google apareça no 3º lugar, acredito que 18% é um percentual que denota a importância que esta ferramenta está adquirindo nos critérios de escolha dos departamentos jurídicos norte-americanos.

No Brasil ainda não existe uma pesquisa similar a referida nesta postagem, mas acredito que no longo prazo o Google também terá maior importância para os departamentos jurídicos brasileiros, conforme os escritórios de advocacia forem, gradualmente, atribuindo maior valor à ferramenta Google. Caso isto ocorra, os departamentos jurídicos poderão utilizar o Google para encontrar os tão procurados advogados especialistas, estes, diga-se de passagem, de maior dificuldade de localização. Quando a advocacia brasileira tornar-se mais consciente da tendência de utilização do Google, acredito que os escritórios de advocacia construirão sites mais objetivos e focados nos clientes, a fim de que o site integre, por exemplo, a complexa decisão de escolha da assessoria jurídica externa realizada pelos departamentos jurídicos.

Nenhum comentário: