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terça-feira, 5 de abril de 2011

O desafio de manter o jurídico como um departamento estratégico

Até pouco tempo, o departamento jurídico tinha a fama de ser apenas um “mal necessário”, as empresas o viam como um departamento a parte, um patinho feio, sempre associado a coisas negativas. No entanto, felizmente, hoje essa visão mudou bastante e, em muitas empresas, o jurídico conquistou o tão sonhado espaço entre os departamentos estratégicos.

Essa mudança aconteceu não só porque as empresas evoluíram, mas também (e principalmente) porque o perfil dos profissionais do jurídico mudou bastante. Deixamos de ser apenas advogados para sermos gestores dos assuntos jurídicos da empresa, com duas grandes vantagens: o conhecimento técnico e do negócio.

A partir daí, as próprias empresas passaram a perceber que estavam subaproveitando seus advogados internos e estes foram alçados à categoria de estratégicos, envolvendo-os em praticamente todos os assuntos da empresa.

Porém, uma vez lá, é preciso batalhar para manter a condição de estratégico, ou seja, é necessário ser permanentemente visto pela empresa como tal, afinal, esta ainda não é uma conquista consolidada.

Cada departamento, obviamente, tem suas armas para essa luta diária, mas imaginamos que algumas dicas valem para todos, como por exemplo:

- ministrar treinamentos para outras áreas: é fácil para o jurídico identificar quais áreas e assuntos são mais problemáticos para a empresa. Com essas informações, basta desenvolver o treinamento e oferecê-lo para o público alvo.

- criar ferramentas que facilitem a rotina do departamento jurídico: os membros do departamento precisam guardar maior parte de seu tempo e energia para as questões estratégicas da empresa, desta forma, é importante que as questões do dia a dia sejam resolvidas com mais rapidez. Sistemas de busca de pareceres antigos, contratos padrão, arquivo de cláusulas, check list, etc, são boas ferramentas que facilitam a vida dos advogados internos.

- alinhar os advogados externos aos objetivos do departamento: os advogados externos são a extensão do departamento jurídico, seja perante o juiz ou mesmo perante a filial e assim devem se sentir. Para isso, é importante que conheçam a fundo as políticas do departamento e seus principais objetivos, o que só pode ser conseguido através de uma boa comunicação entre os grupos, principalmente, se os advogados estão espalhados por todo o Brasil. Uma dica é organizar um encontro anual com todos os advogados ou procurar manter reuniões periódicas com cada um, a fim de manter o grupo sempre alinhado.

- fazer pesquisas internas de satisfação: é importante buscar um feedback regular dos trabalhos do departamento jurídico, pois muitas vezes ficamos tão envolvidos no dia a dia que esquecemos de buscar a opinião de quem mais importa, o cliente interno. Os resultados da pesquisa podem ser confirmadores do trabalho do departamento ou ajudar a identificar espaços de melhoria.

- estar sempre por dentro do que acontece na empresa: para estar sempre conectado com as estratégias da empresa, o departamento jurídico precisa saber o que está se passando com ela. Como está o resultado? Quais são as ameaças e as oportunidades? Com esse conhecimento, o departamento jurídico pode descobrir como e de que forma agir para contribuir de fato com a empresa.

- estar sempre por dentro do que acontece fora da empresa: é sempre recomendável que se faça um benchmarking, ou seja, verificar o que os outros departamentos jurídicos estão fazendo, através da leitura de artigos, participação em eventos jurídico-corporativos, palestras, cursos, fóruns, etc.

- alocar cada membro do departamento jurídico na posição correta: é preciso conhecer profundamente as habilidades e competências de cada membro da equipe do jurídico para, assim, ter certeza que todos estão na posição correta, sob pena de ter equipe insatisfeita e alto turnover.

- divulgar os sucessos do departamento jurídico e contabilizar as vitórias: para que a velha idéia de que o departamento jurídico é apenas centro de custo seja finalmente abandonada, é preciso apresentarmos as vitórias do departamento através de números, pois só assim é possível tangibilizar o que, por conceito, é intangível, o conhecimento.

- fazer um planejamento estratégico específico para o departamento: o departamento precisa pensar e agir como empresa. Quais serão as metas? Como atender o previsto no budget? Quais os pontos fortes e fracos do departamento? É recomendável que o departamento promova uma reunião de planejamento estratégico uma vez ao ano e, regularmente, realize reuniões para acompanhamento do que foi planejado.

- estimular a criatividade entre os membros do departamento: incentivar os advogados internos a buscar o diferente, a encontrar novas soluções para velhos problemas da empresa, a ousar, a sair do básico. Ouvir e apoiar os novos projetos são atitudes importantes quando se busca criar uma cultura de criatividade no departamento.

Claro que não existem fórmulas prontas e cada departamento deve verificar o que melhor se encaixa na sua realidade. Porém, se tivermos de escolher apenas uma dica, entre todas, optamos pela última, pois acreditamos ser esta a mais preciosa. Criatividade na solução dos problemas, em nossa visão, é a chave para um departamento jurídico estratégico e de sucesso.

Ana Amélia Abreu:
Advogada e coordenadora jurídica da ThyssenKrupp Elevadores, especialista em Direito Empresarial e em Direito Internacional, mestre em Direito Internacional pela UFRGS e membro do Comitê de Departamentos Jurídicos do RS.