Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Encontro Counsel to Counsel em São Paulo

A LexisNexis® Martindale-Hubbell promove no próximo dia 18/11/2009, no período da manhã, o encontro Counsel to Counsel para discutir o tema International Trade: Delivering Good Legal Advice in a Global Economy.

Assuntos tratados no evento:

- How can corporate law departments best understand and reduce legal risks in international trade?
- What is the role of the legal department in supporting the business unit in these matters?
- How does one identify, prioritize and address international trade risks by country or region?
- Best practices for keeping up to date on trade regulation and enforcement
- Where can law firms provide the most value on international trade activities?

Mais informações sobre o evento:

Co-chairs:
Josie Jardim, Latin America General Counsel, GE
Maurício Camargo, Legal Director, Sara Lee Caf_s do Brasil Ltda.

Co-host:
Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves – Sociedade de Advogados ( BKBG)

Facilitator:
Aleen Bayard, Principal, MarketZing & Adjunct Faculty, Northwestern University & Lake Forest Graduate School of Management, Illinois

Schedule:
8.00 – 8.45am: Breakfast
8.45am – Midday: Discussion
Midday – 1.00pm: Lunch, with guest speaker H. E Rubens Antonio Barbosa

Location:
The offices of BKBG - Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 387 - 15º Andar, Edifício Juscelino Plaza 04543-121 São Paulo. Tel.: (55) (11) 3897-0300

O evento é exclusivo para advogados sênior de departamentos jurídicos convidados.

Meeting de Departamentos Jurídicos em Porto Alegre/RS

No dia 18/11/09 será realizado, em Porto Alegre/RS, o primeiro Meeting de Departamentos Jurídicos para discutir questões ligadas a gestão de departamentos jurídicos.

Seguem as informações do evento.

Público-Alvo:
Advogados e administradores de departamentos jurídicos

Programação:

11:45 – Credenciamento e almoço

12:40 – Painel I – Balanced Scorecard
Antônio Sorbara - SYMNETICS

13:10 – Painel II – O Novo Papel do Advogado Corporativo
José Nilton - FDJUR

13:40 – Espaço para questionamentos

14:00 – Encerramento das atividades

Palestrantes:

Antônio Sorbara
Iniciou sua carreira em consultoria de grande porte na área de gestão e tecnologia de informação, atuando principalmente com planejamento estratégico, gestão da mudança e implementação de sistemas ERP no Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Espanha. Possui ainda experiência também no start up de consultoria européia em estratégia de Recursos Humanos e treinamento de executivos.
Na Symnetics desde 2004 tem participado e gerenciado projetos com ênfase em gestão da estratégia: diagnóstico e planejamento estratégico, Inovação de Valor, revisão de processos, construção e implementação de Balanced Scorecard, em diversos setores de mercado, entre eles, Farmacêutico, Química e Petroquímica, Energia, Finanças, Serviços etc.
Graduou-se em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1996), é mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo (2003) e realizou diversos cursos nas áreas de Gestão de Projetos (Madri), Marketing (Porto Alegre) e Liderança (Lisboa).

José Nilton
Diretor-Presidente do Fórum de Departamentos Jurídicos – FDJUR. Advogado e Administrador de Empresas. Membro da ABAMI – Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário. Professor e palestrante em diversas universidades e cursos como: FGV, GVlaw, PUC-RS, UNISINOS e CEPAD. Palestrante em diversos seminários promovidos pelo IBC; IIR; Grupo Informa; ADPO, Canal Executivo, IBEF entre outros. Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá. Especializado em Gestão Empresarial , Gestão de Pessoas, Marketing e Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Comércio Exterior e Marketing Internacional pelo Centro Interamericano de Comercialização/ OEA.

Informações Gerais

Inscrições e Informações:
Telefones: 9242.2186 ou e-mail idear@via-rs.net

Investimento
:
Até 11/11/2009 – R$ 50,00
A partir de 12/11/2009 – R$ 60,00
Neste preço inclui – almoço, palestra e material da apresentação

Local
:
Sulina Grill
Av. 24 de outubro, 1585 - Bairro Auxiliadora
Data e Hora: 18/11/2009 das 11:45 às 14:00

Comissão Organizadora:

Ana Amélia Ramos de Abreu - Thyssenkrupp Elevadores
André de Vasconcellos Chaves - BVC Advogados Associados
Carine Schinoff Dorgan - Frigorífico Mercosul
Lucas Cassiano - Cassiano Advogados
Marcelo Bervian - Ferramentas Gerais
Marcos Fraga - Thyssenkrupp Elevadores
Yaskara Goltz - IDEAR

Realização:
IDEAR

Apoio:
FDJUR
SYMNETICS

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Demonstração de Resultados: A Importância das Métricas de Desempenho

Em continuidade a publicação sobre o case brasileiro da Sara Lee sobre indicadores de desempenho, reproduzimos aqui parte da matéria Jurídico adota indicador de desempenho publicada, no dia 22/09/2009, no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.

A referida matéria faz entrevista com Maurício Camargo, Gerente Jurídico da Sara Lee Cafés do Brasil, e traz informações importantes sobre indicadores de desempenho, tais como:

- os indicadores de desempenho deveriam ser uma prática não só nos departamentos jurídicos, mas também nos escritórios de advocacia;
- a adoção de indicadores é fundamental para calcular o custo-benefício do investimento da companhia em seu setor jurídico;

Destacamos duas relevantes observações feitas pelo advogado Maurício Camargo na reportagem.

A primeira observação trata da importância do Jurídico posicionar-se como centro de lucro: "Quase sempre os administradores não fazem idéia do impacto do trabalho do departamento jurídico. Quando apresentamos os resultados da área jurídica na forma numérica, focando as questões financeiras, justificamos o aumento de recursos para o setor. Onde eu trabalho, não somos vistos como custo e fomos apelidados de centro de lucro".

A segunda observação trata da necessidade dos escritórios de advocacia adotar indicadores de desempenho financeiros: "Nesse ponto, nós estamos anos luz à frente dos escritórios. Nunca recebi relatório que constasse o quanto, financeiramente, a sua atuação resultou para a empresa. Apenas são mencionadas, nos relatórios, quantas vitórias e quantas derrotas aconteceram."

Por fim, o Gerente Jurídico Maurício Camargo destaca que a utilização de indicadores de desempenho para demonstrar resultados é uma tendência que se consolidará no médio prazo, uma vez que a aplicação de ferramentas de gestão empresarial no Departamento Jurídico está cada vez mais disseminada no dia a dia desta área.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Case brasileiro do Jurídico da Sara Lee ganha visibilidade internacional

O case brasileiro do Departamento Jurídico da Sara Lee Cafés do Brasil, coordenado pelo Gerente Jurídico Maurício Camargo, foi escolhido como Best Practice pela organização do Counsel to Counsel, forum promovido pelo Martindale-Hubbell. O forum contou com a participação dos heads de departamentos jurídicos de empresas como: GE, 3M, Copersucar, Vale, Unilever, Nestlé, Sanofi-Aventis, Hewlett Packard, Siemens, International Paper, Tishman Speyer, Software AG, Foxconn, CIBA.

O case apareceu como destaque no mailing global da Lexis Nexis e foi o primeiro case de um brasileiro publicado no informativo LexisNexis. A matéria do LexisNexis foi publicada com o título Using Metrics: Systematically Improving Outside Counsel Performance. Aqueles que desejam ler a íntegra da matéria podem clicar no título acima para acessar o conteúdo.

Relatamos um breve sumário do case:

O Departamento Jurídico da Sara Lee possui o constante desafio de articular claramente os objetivos e as metas dos clientes internos da empresa para os escritórios externos de uma maneira constate e uniforme, a fim de utilizar com a máxima eficiência os serviços destes escritórios.

A fim de atingir esta máxima eficiência, o jurídico da Sara Lee, por meio da iniciativa de seu Gerente Jurídico Maurício Camargo, procedeu conforme abaixo descrito.

Na Sara Lee Internacional, o Departamento Jurídico elaborou uma lista dos valores fundamentais identificados pelos clientes internos. Esta lista baseou-se em uma pesquisa realizada pela equipe jurídica internacional com a gerência sênior, na qual esta expôs suas expectativas sobre os serviços jurídicos dos advogados internos. Esta lista estabeleceu 14 pontos fundamentais para os clientes internos: cumprir prazos, permanecer dentro do orçamento, entender os riscos não-legais, entregar serviços jurídicos de alta qualidade, demonstrar conhecimentos jurídicos co-relacionados, propor soluções jurídicas alternativas, levar em consideração a tolerância do cliente ao risco, explicar as questões em linguagem de fácil compreensão, facilidade de contatar os advogados internos, prover aconselhamento preventivo e pró-ativo, entender os objetivos do negócio, habilidade de gestão e prover criatividade e flexibilidade.

Os 14 pontos-chaves acima elencados foram submetidos à gerência internacional da empresa que definiu a ordem de importância destes pontos-chaves baseada nas suas prioridades e objetivos.

O Departamento Jurídico da Sara Lee Cafés do Brasil utilizou os resultados da metodologia acima explicitada para estabelecer indicadores chaves de desempenho (key performance indicators – KPIs) que são utilizados para medir o desempenho dos escritórios externos em uma variedade de funções e questões. Como exemplos de KPIs do Jurídico da Sara Lee brasileira, pode-se destacar: (i) no início das consultas jurídicas, a possibilidade de rápido contato com o sócio sênior do escritório externo; (ii) no contencioso, a habilidade de desenvolver estratégias com os advogados internos para reduzir o risco potencial de perdas com o contencioso.

Por meio deste processo de avaliação por KPIs a Sara Lee pôde estabelecer um rol de escritórios de advocacia preferenciais de seu departamento jurídico.

Ao final, a metodologia de KPIs gerou relevante aperfeiçoamento do relacionamento de trabalho do jurídico interno com os escritórios de advocacia contratados. Estes passaram a estar mais fortemente alinhados com os objetivos de negócios da companhia e os advogados destes escritórios começaram a entender com mais clareza o que se espera deles. Ademais, a referida metodologia contribuiu para aperfeiçoar os serviços do departamento jurídico para os clientes internos.

O artigo da LexisNexis descreve alguns dos passos adotados pelo jurídico da Sara Lee para a implementação da metodologia por KPIs:

1) Estabelecer e listar os valores fundamentais do negócio para seu departamento relacionados com as necessidades deste em relação aos escritórios de advocacia;
2) Fixar as visões e as expectativas da gerência em relação aos serviços jurídicos;
3) Identificar as funções jurídicas fundamentais, tais como contencioso, contratos, etc., e criar KPIs para cada uma destas funções em alinhamento com as expectativas da gerência encontradas através da metodologia acima proposta;
4) Instituir o novo processo de KPIs com os escritórios externos;
5) Revisitar e revisar os KPIs estabelecidos com a regularidade necessária.

O Gerente Jurídico Maurício Camargo constatou futuras questões a serem consideradas para aperfeiçoar a metodologia:

- Desenvolver os KPIs conforme surjam novas oportunidades;
- Desenvolver uma ferramenta para avaliar eletronicamente o desempenho dos escritórios de advocacia;
- Explorar a possibilidade de empregar arranjos alternativos de contratação de honorários para certas questões.

Maurício Corrêa de Camargo é advogado, especialista em contratos, professor do curso de Gestão Jurídica do Centro de Extensão Universitária, membro do Comitê Estratégico Jurídico da Câmara Americana de Comércio. Atua em departamento jurídica há 13 anos, com passagem em empresas multinacionais dos segmentos de cimento, siderurgia e químico. Desde 2002 é Gerente Jurídico da Sara Lee Cafés do Brasil, multinacional americana, com foco no mercado brasileiro de cafés.