Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



terça-feira, 9 de setembro de 2008

Estratégia de RH para Expansão Internacional da Área Jurídica

Apresento aos leitores do blog interessante artigo sobre uma sugestão de modelo de expansão da área jurídica para outros países. O modelo foca a seleção dos recursos humanos, ou seja, como escolher o advogado para gerenciar a filial em solo estrangeiro. É interessante observar as recomendações gerais que podem servir de idéias em um modelo geral de internacionalização. Algumas observações interessantes do artigo:

1) O departamento jurídico precisa decidir em seu processo de internacionalização: expatriar um advogado do próprio país para a nova sede em território estrangeiro; usar apenas assessoria jurídica de terceirizados locais; contratar um advogado local.

2) Os problemas dos modelos de advogados expatriados e de utilização exclusiva de assessoria jurídica externa, que foram ressaltados no artigo, são os custos e o turnover que leva à falta de continuidade e às lacunas na prestação do serviço. Além disso, o texto aponta que as diferenças da cultura e da língua locais podem aumentar os riscos jurídicos da operação em solo estrangeiro;

3) A recomendação do artigo, para um estratégia de longo prazo sustentável, é a contratação de competentes advogados locais para integrar um departamento jurídico no país da filial. Segundo o artigo, esta será a forma de sustentar serviços jurídicos que atendam às demandas críticas do negócio.

Para melhor entender e aprofundar o modelo de expansão sugerido, acesse a íntegra do artigo: Staffing Global Legal Departments: Building a Core Team for International Operations.

Nenhum comentário: