Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Utilização de Indicadores de Performance - Parte 3

Continuando o relato do evento Seminário Internews Construção e Implantação de Indicadores de Desempenho no Departamento Jurídico, discorro sobre a palestra do Gerente Jurídico Carlos Jorge Motta Brandão da companhia Elevadores Otis sobre planejamento estratégico da área jurídica. O primeiro aspecto referido foi a necessidade de o jurídico posicionar-se como uma área potencialmente geradora lucro ao abdicar da postura convencional de passividade diante das demandas jurídicas da empresa. Uma das formas expostas na palestra, para exercício de pró-atividade, foi a postura auto-questionável, na qual os advogados internos questionam as outras áreas, tal como dirigir-se ao departamento de marketing para perguntar: como será feita a propaganda? Como será o atendimento? Ao realizar esses questionamentos, o jurídico poderá orientar os colaboradores sobre as maneiras mais adequadas para executar, no caso exemplificado, as políticas de marketing, acompanhando o processo de criação de projetos desde o seu nascedouro. Isto evita a pecha corriqueira do jurídico como o “engavetador de projetos” e destaca a imagem de parceiro nos projetos.

Especial destaque pode ser dado ao Projeto ACE (Agilidade, Competência e Excelência), no qual o jurídico mapeia todas suas atividades e seleciona aquelas que agregam maior valor à companhia. Das atividades selecionadas, são eleitas algumas para implementar melhoria, estas serão avaliadas pelos clientes internos através de questionário específico para este fim. Conforme o número de melhorias atingidas, nas principais atividades anteriormente selecionadas, o departamento jurídico fará jus ao selo bronze, prata ou ouro do Projeto ACE, ou seja, seu desempenho será avaliado e premiado.

(fonte: palestra ministrada no Seminário Internews Construção e Implantação de Indicadores de Desempenho no Departamento Jurídico, em São Paulo, 15/05/08)

Nenhum comentário: