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quinta-feira, 20 de março de 2008

O seu departamento jurídico possui gestão do conhecimento?

Sem entrar em conceitos teóricos, pensei e procurei algumas práticas sobre o assunto gestão do conhecimento que fossem aplicáveis a realidade dos departamentos jurídicos. Desse pequeno estudo, elaborei uma prática interessante para impulsionar a educação jurídica continuada da equipe do departamento jurídico que consiste em encaminhar os advogados internos para seminários, palestras, workshops, etc., sobre atualidades jurídicas. A prática serve para desenvolver novos horizontes de conhecimento para a prática jurídica diária, além de manter os advogados atentos às futuras questões jurídicas que poderão ser submetidas à apreciação do seu departamento.

A busca por educação jurídica continuada deve ser um movimento pró-ativo do jurídico, ou seja, o advogado precisa se antecipar às tendências jurídicas e legislativas, sem esperar a entrada em vigor de uma lei para, somente neste momento, buscar o conhecimento sobre as conseqüências do novo regramento.

Para evitar a dispersão da atividade de educação jurídica continuada, podem ser eleitas algumas áreas específicas que serão estudadas ou tratadas durante o ano, baseando esta escolha em áreas estratégicas para a empresa, tanto atuais como futuras. Por exemplo, o Direito Tributário é um ramo do conhecimento importantíssimo devido às suas implicações diretas nos resultados das empresas, e o Direito Digital, com as implicações decorrentes do comércio eletrônico, começa a ser, também, uma área de relevância para aquelas empresas que efetuam transações via Internet. Enfim, a escolha das áreas jurídicas a ser objeto de estudo dependerá da peculiaridade de cada departamento jurídico e da atividade na qual está inserida a sua empresa.

Disseminar o conhecimento adquirido pelos advogados naquelas áreas eleitas para educação jurídica continuada do departamento é importantíssimo para não dizer obrigatório. Assim, nos eventos freqüentados pela área jurídica, pode ser utilizada uma ferramenta de gestão do conhecimento que consiste em elaborar uma resenha, em documento digital, tal como o formato Word, sobre o assunto tratado no evento. Efetuada a resenha, esta pode ser arquivada no banco de dados do departamento jurídico para posterior consulta jurídica sobre o assunto. Antes de arquivá-la ainda é possível a criação de um documento mestre em Excel, no qual podem ser anotadas as peculiaridades de cada documento arquivado, no intuito de facilitar sua pesquisa e localização. Por exemplo, pode constar na tabela de Excel “quem fez o documento”, “qual o assunto do documento”, “a partir de qual evento o documento foi gerado”, “data da realização da palestra” e “onde o documento está arquivado”. Tanto a redução a termo das palestras assistidas pelos advogados do departamento jurídico como a utilização de um documento mestre para organizar e sistematizar o conhecimento são ferramentas de gestão do conhecimento.

Quanto à elaboração da resenha, gostaria de salientar alguns pontos para estimular sua entrega: a) é importante haver prazo para a entrega da resenha, visto que passado muito tempo após a participação no evento, o advogado participante poderá esquecer os pontos principais do assunto tratado; b) se o departamento jurídico arca com as despesas de participação de seus advogados em eventos jurídicos, pode ser criado um sistema de reembolso das mencionadas despesas apenas quando a resenha houver sido entregue, tal como coloca o consultor Rees W. Morrison.

Também será muito importante, para agregar maior qualidade àquilo que será colocado no resumo, que o advogado freqüentador da palestra tenha interesse no assunto, a fim de que todo o processo de gestão do conhecimento ocorra de maneira voluntária (comparecer à palestra – redigir a resenha – registrá-la no documento mestre – arquivá-la – comentá-la verbalmente com os colegas). Ademais, cabe ao Diretor Jurídico estimular a prática de participação em eventos, dando o exemplo de gestão do conhecimento ao realizar todo o processo de formalização, registro e arquivamento de documento referente à palestra que compareceu ou comparecerá.

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