Receba Novidades

Receba as novidades por e-mail:



sexta-feira, 10 de junho de 2011

Proposta de Constituição da Comissão de Advogados Corporativos da OAB/RS

Presidente da OAB/RS acenou positivamente para a iniciativa – que já vinha sendo discutida por outros profissionais –, destacando que será levada ao Conselho Pleno para apreciação e deliberação

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, recebeu, na tarde desta quarta-feira (08), um grupo de advogados de departamento jurídicos de empresas, que está tratando da proposta de criação de uma Comissão Especial de Advocacia Corporativa.

Estavam presentes o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Maciel; a secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles; o presidente da subseção de Camaquã, Carlos Henrique Dias Brasil; o coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos, conselheiro seccional Ricardo Breier; o diretor administrativo do Centro de Estudos da OAB/RS (CEOAB), André Vasconcellos Chaves; diretor-tesoureiro do Instituto dos Advogados do RS (Iargs), Leonardo Lamachia; e os advogados Marcos Fraga, Ana Carolina Torres, Lucas Cassiano, Ana Amélia Abreu, Yaskara Goltz e Marcelo Bervian.

Na ocasião, os advogados argumentaram sobre a importância da criação de uma comissão neste sentido, seguindo os exemplos do Conselho Federal da OAB e das seccionais do Paraná e São Paulo. Segundo eles, os profissionais de departamento jurídicos de empresas necessitam de um fórum especifico de debates para suprir um vácuo, hoje existente, quanto ao trabalho da advocacia em empresas, grupos, corporações e entidades.

Lamachia acenou positivamente para a iniciativa – que já vinha sendo discutida por outros advogados –, destacando que existe espaço para o trabalho de uma Comissão Especial de Advocacia Corporativa, que poderá atuar de forma integrada com as demais comissões da entidade, e, ainda, com o apoio do Centro de Estudos da OAB/RS. "As propostas e ações das comissões da Ordem serão ainda mais incentivadas, através da parceria do CEOAB, que é um projeto pioneiro no País para facilitar, capacitar e aprimorar o exercício da advocacia", afirmou.

O diretor administrativo do CEOAB e incentivador da proposta, André Vasconcellos Chaves, destacou que, por meio desta comissão, será possível fomentar a atividade e convergir em ações para fortalecer os advogados no âmbito das empresas. "Temos que demonstrar em resultados e práticas que o trabalho destes profissionais é indispensável nas instituições", disse.

Segundo Lamachia, a proposta para criação da Comissão Especial de Advocacia Corporativa será levada ao Conselho Pleno da OAB/RS para apreciação e deliberação. "É uma área importante do Direito. Os gestores das empresas ainda não conhecem toda a capacidade de trabalho e econômica dos seus departamentos jurídicos, sendo possível fomentar este ramo do mercado dos advogados", ressaltou.